MINHA TRAJETÓRIA – LINHA DO TEMPO





2000 a 2005 – PRIMEIROS TRABALHOS


CCAA


Minha trajetória profissional começa no ano 2000, aos 16 anos de idade. Meu primeiro emprego foi como professor de inglês, na escola CCAA em Novo Hamburgo (RS). Dei aulas para diferentes grupos etários, de pré-adolescentes a pessoas seniores.

USEFASHION


Uma plataforma online voltada para pesquisa de moda – aqui comecei como estagiário durante a faculdade de Design. Meu trabalho era editar e catalogar todas as imagens que abasteciam o banco de dados da plataforma, de modo a viabilizar a visualização e acesso ao conteúdo no site.
PENSO MODA


Ao me mudar para São Paulo em 2005, passei a colaborar como correspondente local para esta empresa gaúcha atuante no mercado de moda calçadista. O trabalho envolvia cobrir eventos, pesquisas de tendências, análise de desfiles, elaboração de palestras, criação
de conteúdo, entre outras funções.



2003 a 2013 – ALGUNS TORMENTOS


“Alguns Tormentos” foi uma marca de camisetas que criei e gerenciei entre 2003 e 2013. Começou de forma amadora através de um blog pessoal, e se tornou minha principal ocupação entre 2008 e 2011.

Meu trabalho na Alguns Tormentos envolvia a gestão do negócio e do e-commerce de camisetas, a direção da confecção das roupas, a criação da estamparia, o relacionamento com assessorias de imprensa, entre outras funções.

ALGUNS TORMENTOS




2011 a 2018 – BOX1824


Por mais de seis anos, fui pesquisador da Box1824, empresa voltada ao estudo de tendências de consumo, comportamento e inovação. Atuando como analista de tendências, colaborei com o desenvolvimento de inúmeros estudos – institucionais e comerciais.

Também atuei como editor-chefe da plataforma Ponto Eletrônico, uma revista digital com artigos sobre tendências de cultura e comportamento.

— Principais clientes atendidos: Ambev, Colgate, Nokia, Multishow, Ipanema, Fiat, Pernod Ricard, Samsung, Globo, Itaú, Iguatemi, Unilever, Vivo, entre outros.

BOX1824




2014 a 2020 ARTIKIN


Artikin é um ecossistema de conteúdo especializado em arte. Este projeto, que criei em 2014 e gerenciei até 2020, existiu em diferentes formatos, sempre realizando iniciativas com o objetivo de aproximar as pessoas ao universo da arte contemporânea.

Um dos braços deste projeto foi o app Artikin, que ofereceu uma maneira bem prática de organizar a agenda de exposições em cartaz na cidade: em contagem regressiva, colocando no topo as exposições prestes a sair de cartaz. O app começou em São Paulo e, com o tempo, tornou-se um grande coletivo de colaboradores em outras seis capitais: Rio de Janeiro, Porto Alegre, Belo Horizonte, Recife, Brasília e Curitiba.

No ecossistema de conteúdo produzido pelo Artikin, destaca-se a série de vídeos no Youtube sobre conceitos da história da arte. Entre 2016 e 2018, foram publicados dez episódios em formato de vídeo-aula, que ultrapassaram a soma de 700 mil visualizações.

Por meio do Artikin, foram desenvolvidos projetos de comunicação, conteúdo, curadoria e experiências em arte para marcas como: Itaú, Melissa, Stella Artois, SP-Arte, entre outras.

+  ARTIKIN




2015 – EXPO MILANO


Desenvolvi a pesquisa curatorial para o pavilhão brasileiro da Expo Milano, na Itália. A Exposição Universal, também conhecida apenas como Expo, é uma feira mundial que acontece desde 1851 com o objetivo de apresentar as inovações com as quais as nações vêm se desenvolvendo. Sob o tema “Alimentar o Planeta, Energia para a Vida”, o projeto foi inspirado pela estrutura flexível, fluída e descentralizada da rede, uma forte presença na iconografia cultural brasileira.

EXPO MILANO




2018 a 2020 – GENTE GLOBOSAT


Neste projeto da extinta Globosat (atual Grupo Globo), lançado em maio de 2018, desenvolvi a gestão de conteúdo e formei uma equipe dedicada a criar publicações semanais para o site Gente, uma plataforma de insights e pesquisas sobre hábitos e comportamentos emergentes dos brasileiros.

Foram mais de 100 publicações produzidas em diversos formatos: infográficos, roteiros de vídeos, artigos, listas, entrevistas, quiz interativo, ilustrações, entre outros.

GENTE GLOBOSAT




2016 a 2023 – PERÍODO AUTÔNOMO


Desde 2016, e ainda atualmente, atendo clientes de forma autônoma/freelancer em demandas de Comunicação, Conteúdo, Pesquisa e Gerência de Criação.

A seguir estão algumas parcerias que destaco:


ADELINA INSTITUTO

Desenvolvi a curadoria da programação educativa do Adelina Instituto e orientei o plano de comunicação dos cursos e palestras sobre arte.


CREATORS


Conduzi o processo de UX writing da start-up Creators, que consistiu na readequação de linguagem, tom de voz e redação de novo site e emails transacionais, com foco na experiência do usuário.

CREATORS


FIBRA EXPERTS


Naming e conceito desenvolvidos para o empreendimento imobiliário “Passeio Paulista”, da incorporadora Fibra Experts. O prédio encontra-se em construção na Rua da Consolação.


FILA


Desenvolvi pesquisa estratégica para posicionamento da marca de sportswear Fila.

GNT


Desenvolvi roteiros de vídeos institucionais do canal.
Também colaborei como pesquisador criativo na prototipagem do programa Desengaveta.

GNT


GRUPO RAIADROGASIL


Pesquisa de tendências sobre o futuro da farmácia.


NATURA


Pesquisa de referências e inspiração para desenvolvimento de arco conceitual de nova linha de produtos.


NUBANK


Pesquisa baseada em entrevistas com público interno a fim de diagnosticar detalhes sobre a identidade de Social Media da marca e seu playbook de comunicação.



PERESTROIKA


Dei aulas em diferentes cursos da Perestroika, uma escola de metodologias voltadas à comunicação e outras áreas da indústria criativa.

PERESTROIKA



2021 e 2022 – GLOBO


Colaborei com a área de Recursos Humanos do Grupo Globo, contemplando entregas de comunicação interna, tais como:


Desenvolvimento de plano, conceito e assets para campanhas de endomarketing;


Vídeos e animações para lançamento e sustentação das campanhas;


Criação de peças inspiracionais de email marketing para comunicados especiais;


Conteúdo para redes sociais internas;


UX e adequação da linguagem de ferramentas internas ao tom de voz vigente da marca.




2021 e 2022 – SHARP / BECK’S


Integrei a equipe da agência de inteligência cultural Sharp, onde atuei como editor-chefe na implementação do projeto experimental BEX Bitter Expressions, da marca de cerveja Beck’s.

BEX é a plataforma de conteúdo da Beck’s voltada para comunicações editoriais e autorais. Com intenção de trazer aprofundamento sobre temas ligados a projetos e artistas apoiados pela marca, as pautas transitam pelos territórios da arte contemporânea, música eletrônica, skate e cultura noturna.

BECK’S




2022 a 2023 – SP–ARTE


SP–Arte é o Festival Internacional de Arte de São Paulo, que nasceu como uma feira de arte moderna e contemporânea. O evento reúne galerias de arte e design, editoras, revistas, museus e instituições.

Desenvolvi pesquisas de inspiração e inovação para aplicação em conceitos criativos, a partir de desk research (pesquisa online) sobre o cenário atual das feiras de arte no mundo e entrevistas de profundidade com profissionais brasileiros atuantes no meio.







︎